


Terapias para tratamento do estresse e trauma
Dentre as abordagens em que tenho formação ...
Leia mais

Psicoterapia Analítica
Minha especialização clínica é pela Psicologia Analítica formulada pelo Dr. Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, numa contraposição à Psicanálise de seu contemporâneo Sigmund Freud. Jung se debruçou sobre a teoria psicanalítica antes de seguir caminho próprio.
A terapia junguiana é indicada para qualquer pessoa. Se você está notando que o seu bem-estar está se prejudicando de alguma forma (por emoções ou pensamentos negativos, ou situações estressantes), e deseja transformar a sua realidade, essa linha terapêutica pode ser de grande ajuda.
Além disso, na busca por autoconhecer-se, para levar uma vida mais tranquila em todas as esferas (pessoal, familiar, social, profissional), a terapia também pode auxiliá-lo.
Como a Psicologia Analítica possui grande foco na personalidade e todos os seus fatores, é uma ótima abordagem para identificar defeitos, qualidades e possíveis bloqueios inconscientes que estejam impedindo você de conquistar o que deseja.
A análise dos fatores externos que influenciam o “eu” ajuda a eliminar crenças falsas para encontrar a verdadeira essência do paciente, combatendo possíveis ilusões.
Busca-se, além do autoconhecimento, conduzir o paciente à sua individuação como ser humano, isto é, o atingimento dos potenciais psíquicos que todos trazemos ao nascer.
A Psicologia Analítica defende que cada paciente possui uma fórmula única, a qual deve ser incorporada no tratamento assim que o terapeuta perceber os caminhos com mais chances de sucesso. O paciente também vai mudando a forma como administra seus próprios problemas e comportamentos.
Se desenvolve ao longo de sessões semanais com hora marcada.
Para mais informações ou agendamentos, utilize o ícone de WhatsApp à sua direita.
Terapia Vibracional Quântica
Parte de meus estudos desde 2018 está relacionada à utilização dos infocêuticos com a tecnologia Quantum Health.
Infocêuticos são agentes frequenciais, capazes em enviar informações ao organismo, promovendo assim a saúde. Tratam doenças e disfunções orgânicas, pelo reequilíbrio vibracional.
Como sua ação é biofísica, não há qualquer interação com a bioquímica do corpo, portanto são seguros quanto a intoxicações, mesmo quando usados em conjunto com fármacos alopáticos.
Os infocêuticos agem energeticamente nas células em nível subatômico (quântico). Induzem e modulam o equilíbrio vibracional ao repassarem frequências com informações de organismo saudável, a nível molecular, hormonal, de tecidos, órgãos e sistemas.
Células se renovam constantemente, fazendo cópias de si mesmas. Quando um erro no código genético se incorpora, ele é repassado para as gerações seguintes causando problemas de todo tipo.
Com o infocêutico específico, a informação personalizada é captada apenas pela célula-alvo, que a reconhece por ressonância magneto-elétrica, razão de não provocar os indesejáveis efeitos colaterais. Assim, as novas cópias se produzem a partir de um modelo correto e sem erros, aos poucos substituindo as antecessoras e restabelecendo a saúde.
É o novo paradigma da Terapia Quântica, validada por inúmeros profissionais da saúde integrativa. No Brasil já existe regulamentação pela Anvisa, sob a denominação de florais frequenciais-vibracionais e seu uso e prescrição é liberado para qualquer profissional que conheça sua dinâmica.
Prescrevo especialmente os produtos relacionados à saúde mental, que vão repercutir em toda a fisiologia, auxiliando a acelerar o tratamento, quando conjugados às demais terapias disponibilizadas.
O atendimento nessa modalidade, quando descolada da psicoterapia, é feito exclusivamente na forma on-line, com hora marcada, seguindo o modelo médico, com consulta inicial de anamnese e acompanhamento periódico quando for necessário.
Para informações adicionais e agendamento, utilize o ícone de WhatsApp à direita.
Terapias para tratamento do estresse e trauma
Dentre as abordagens em que tenho formação estão as seguintes:
EMDR
O EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing ou Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares em tradução livre é uma abordagem terapêutica desenvolvida por Francine Shapiro, Ph.D., na década de 1980, utilizada inicialmente em veteranos do Vietnã para tratar casos de TEPT - Transtorno de Estresse Pós-Traumático.
Novos trabalhos começaram a mostrar resultados promissores em aprimoramento de desempenho futuro, Transtorno de Ansiedade Generalizada, fobias, Síndrome do Pânico, manejo da dor crônica, luto, dependência química, adições de forma geral, Depressão e doenças psicossomáticas.
Conta com ampla base de casos publicados em pesquisas, como tratamentos empiricamente validados de trauma e outras experiências dolorosas. EMDR é referendado mundialmente por vários agentes de saúde mental.
Brainspotting
O Brainspotting (BSP) foi descoberto acidentalmente por David Grand, Ph.D. em 2003, quando tratava uma patinadora do gelo com traumas múltiplos e dificuldades em executar manobra básica em sua modalidade.
As sessões prévias durante 18 meses não solucionavam a questão, até que que a paciente imobilizou os olhos numa sessão de EMDR e o Dr. Grand intuitivamente “ancorou” a experiência. Dez minutos depois de um processamento muito profundo o trauma que ocasionava a falha na performance foi resolvido.
O Brainspotting localiza pontos no campo visual do cliente que ajudam a acessar traumas não processados nas redes de memórias.
E é a atividade cerebral, especialmente no cérebro subcortical que se organiza em torno dessa posição ocular relevante.
O BSP faz uso desse fenômeno natural por meio do uso das posições oculares (brainspot). Isso ajuda o terapeuta de BSP a localizar, focar, processar e liberar uma ampla gama de condições de base emocional e corporal.
O Dr. Grand deduziu que "Onde você olha afeta como você se sente".
BSP também é uma ferramenta baseada no cérebro para apoiar a relação terapêutica. Acredita-se que o BSP aproveita a capacidade natural de auto verificação e autocura do corpo. Quando um brainspot é estimulado, o cérebro profundo parece sinalizar reflexivamente ao terapeuta que a origem do problema foi encontrada.
O BSP também pode ser usado para encontrar e fortalecer nossos recursos naturais e resiliência. O BSP foi projetado como uma ferramenta terapêutica que pode ser integrada a muitas das modalidades de tratamento psicológico. O BSP se torna ainda mais poderoso quando usado com o aprimoramento dos sons BioLaterais.
Brainspotting é eficaz para uma ampla variedade de condições emocionais e somáticas. E é particularmente eficaz em situações baseadas em trauma, ajudando a identificar e curar traumas subjacentes que contribuem para ansiedade, depressão e outras condições comportamentais. Também pode ser usado para aumentar o desempenho e liberar a criatividade.
Brainspotting dá ao psicoterapeuta acesso aos processos cerebrais e corporais. Seu objetivo é contornar o pensamento neocortical consciente para acessar as partes subcorticais emocionais e corporais mais profundas do cérebro.
Os clientes que buscam por essa abordagem geralmente são de dois tipos: Os primeiros são os que procuram terapia pela primeira vez. Os segundos são as pessoas que já fizeram terapia e que procuram um profissional com técnicas mais recentes.
Com foco e precisão, pode-se encontrar com as posições dos olhos (brainspots) onde o trauma, a ansiedade, a depressão ou problemas comportamentais são mantidos no cérebro. Isso permite que o cérebro processe de dentro para fora e de baixo para cima.
Segundo o site oficial, mais de 13.000 terapeutas foram treinados nessa abordagem internacionalmente desde 2003, nos Estados Unidos, América do Sul, Europa, Oriente Médio, Ásia, Austrália e África.
SE
O trauma pode começar através de um estresse intenso que surge em situações percebidas como de potencial risco à vida, tais como acidentes, procedimentos invasivos, abuso sexual, físico ou emocional, situações de negligência, guerras, desastres naturais, perdas, trauma de nascimento, ou situações recorrentes de medo e conflitos, que vão se acumulando com o tempo.
Pelo método naturalista SE™ - Somatic Experiencing® entende-se que o trauma não é causado pelo evento em si, mas que se desenvolve por uma incapacidade do corpo, da mente e do sistema nervoso em processar estes eventos estressantes, provocando sintomas.
Dr. Peter A. Levine, o psicólogo e biofísico norte-americano que o desenvolveu, notou que animais selvagens possuem uma capacidade natural de se refazer biologicamente das situações de estresse e de ameaça à sobrevivência pelas quais passam diariamente.
Os seres humanos possuem a mesma capacidade, mas por excesso de racionalizações e julgamentos, acabam perdendo-a parcialmente, resultando em uma série de sintomas físicos e psicológicos que causam sofrimento e perda de confiança na vida.
Ao focalizar e direcionar a percepção sensório-motora em seu corpo, o cliente expressa e libera, gradualmente e de forma segura, a hiperativação das energias de sobrevivência que permaneceram presas após o evento ameaçador. Desta forma, pode encontrar um novo significado para seu sofrimento, restaurando o equilíbrio interno, melhorando sua resiliência a futuras situações estressantes, aumentando sua vitalidade e capacidade de se engajar nas atividades da vida.
ISP
Psicologia Somática Integral – Integral Somatic Psychology™ (ISP ™) é uma abordagem para melhorar os resultados terapêuticos por uma maior incorporação de todos os aspectos da experiência e todos os níveis da psique.
A Psicologia Somática Integral foi desenvolvida por Raja Selvam, Ph.D., partindo de seus estudos e conhecimentos em Somatic Experiencing e Bodynamic Analysis, metodologias somáticas de se lidar com eventos estressores.
É uma abordagem abrangente da incorporação baseada na psicologia ocidental e oriental. Atualmente é ensinado em mais de uma dúzia de países na América do Norte, Europa e Ásia.
A Psicologia Somática Integral não é uma nova abordagem para se fazer terapia. Nem é um caminho espiritual. É uma modalidade complementar desenvolvida para aumentar a eficácia do trabalho psicológico em qualquer abordagem terapêutica ou espiritual.
Essas abordagens de liberação do estresse podem ser aplicadas isoladamente, ou de forma integrativa durante as sessões de Psicoterapia Analítica.
Para mais detalhes e agendamentos, utilize o ícone de WhatsApp à direita.
Terapia on-line
Os deslocamentos nas grandes cidades envolvem tempo comprometido com o trânsito e busca por estacionamento, além de outras despesas. A terapia por videoconferência, é um recurso facilitador para pessoas com agenda apertada ou que residam em local diferente daquele em que o profissional desejado exerça seus atendimentos.
Trata-se de um procedimento seguro e de bons resultados, desde que se atenda às condições mínimas para a terapia.
No quesito segurança, os protocolos utilizados pelos apps de videoconferência estão sendo amplamente utilizados e aprovados pelos usuários. Com a pandemia, diversas companhias de porte aperfeiçoaram suas plataformas para oferecer mais segurança e estabilidade.
Assim, a distância geográfica deixou de ser impedimento para o tratamento clínico, podendo o cliente permanecer no conforto e segurança de seu domicilio pessoal ou profissional em qualquer estado ou país, enquanto recebe o atendimento agendado e sem atrasos ou perdas de seu precioso tempo. Para isso bastará dispor de equipamento pessoal conectado à rede mundial internet e de local reservado, onde não seja interrompido pelo tempo das sessões.
Para mais informações e agendamento, utilize o ícone de Whats App à direita.
Atendimento corporativo
Dirigentes e funcionários de chefia têm dificuldades em ausentar-se das empresas para um atendimento psicológico eventual ou de rotina.
Muitos podem ser os motivos para esses serviços, desde questões emocionais que prejudicam seu desempenho laboral até a busca pela otimização de capacidades para alcançar a excelência em suas funções.
O atendimento dessas demandas, Individual ou em grupo, poderá ser encaixado nas modalidades presencial ou on-line, dependendo da conveniência do cliente e disponibilidade do terapeuta.
Para mais informações e agendamento, utilize o ícone de Whats App à direita.